mosteiro-batalha-portugal1

Batalha

A Batalha é uma vila histórica com 7 500 habitantes, localizada na região Centro do país, no Distrito de Leiria e a 48 km de Tomar. Situada na margem esquerda do Rio Lena esta vila tem na maravilhosa obra arquitectónica que é o seu Mosteiro o seu cartão-de-visita de excelência.

O Mosteiro, que integra a Lista do Património Mundial elaborada pela UNESCO, desde 9 de Dezembro de 1983, começou a ser construído, no cumprimento do voto feito por D. João I à Virgem, de lhe dedicar um mosteiro se derrotasse o invasor castelhano, nessa heróica Batalha de Aljubarrota, decisiva para a consolidação da independência de Portugal e para o surgimento da nova Dinastia de Avis.

O nome e a história da Vila da Batalha e a do seu Mosteiro de Stª Maria da Vitória fundem-se. Não teriam passado três anos do dia 14 de Agosto de 1385, data da vitória dos Portugueses sobre os seus arqui-inimigos Espanhóis em que o rei cumprindo a promessa mandou iniciar a sua construção começando ai a história desta pequena vila mas com tanto para descobrir.

Galeria de Imagens

batalha-portugal
batalha-portugal
batalha-portugal
batalha-portugal
batalha-portugal